domingo, 30 de novembro de 2008

Morte de Fernando Pessoa - enviado por Marta (12ºF)

“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia
Não há nada mais simples
Tem só duas datas – a da minha nascença e da minha morte
Entre uma e outra todos os dias são meus.”
(Alberto Caeiro)
Há 73 anos morria Fernando Pessoa. Entre 1935 e 2008 muita coisa, aparentemente, mudou. Mas a sua poesia persiste, a sua obra mantém viva a chama da alma do Poeta. Como conselho para um Domingo chuvoso, recordem Fernando Pessoa e meditem na sua mensagem. Eis alguns dos meus poemas preferidos, que ficam apenas como exemplo do seu talento e criatividade.
“Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.” (Fernando Pessoa)
“ Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.” (Fernando Pessoa)

Sem comentários: