quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

«Todos os dias faz anos que foram inventadas as palavras. É preciso festejar todos os dias o centenário das palavras»
(Almada Negreiros)
Dia Internacional da Língua Materna, quinta-feira, 21 de Fevereiro
A data foi instituída pela UNESCO com o objectivo de valorizar e dar visibilidade à diversidade linguística e cultural da humanidade e, simultaneamente, promover a sua salvaguarda. Há pelo menos duas abordagens possíveis: a que considera o universo dos falantes lusófonos e a que abarca o conjunto das línguas maternas autóctones da demografia dita lusófona. A primeira é de natureza exclusiva e, consequentemente, mais restrita e pobre, ainda que congregue cerca de 200 milhões falantes; a segunda, porque inclusiva, isto é, porque abarca as mais de duas centenas de línguas autóctones do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor, é naturalmente mais rica. Será de desperdiçar todo o potencial de enriquecimento que as línguas minoritárias ou menos prestigiadas podem representar para o património cultural comum? A sua inclusão não será importante para o fortalecimento da tolerância e da paz? São questões em que todos os cidadãos falantes devem reflectir.
Para celebrar este dia, o organizou as seguintes actividades:
"Concurso da Língua Materna": eliminatória de manhã, no Auditório; 10.05 para as equipas do 3º ciclo; 10.50 para as do secundário; a Final, para a qual serão apuradas 3 equipas de cada nível de escolaridade, ocorrerá na Biblioteca, pelas 15.05.
Lançamento do CLP Bookcrossing: há três zonas assinaladas na Escola onde poderás encontrar um livro que te interesse, pegar nele e levá-lo contigo para o leres. Não te esqueças de cada livro tem uma etiqueta com os dados e que deverás inscrever-te no site do CLP Bookcrossing e/ou na folha que encontrarás perto dos livros. Não te esqueças também de, quando acabares de ler, devolver o livro, deixando-o numa das três zonas de Bookcrossing para que ele passe para outras mãos. Poderás ir ao site do CLP Bookcrossing ou ao blogue do CLP e deixar um comentário sobre o livro, uma frase de que gostaste, um diálogo a que achaste piada, uma personagem interessante, etc, etc....
Exposição "Geografia da Língua Portuguesa" sobre a língua portuguesa e as suas variantes (local: entrada da Biblioteca).

Sem comentários: