quinta-feira, 27 de março de 2008

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil

2 de Abril é o dia em que nasceu Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor dinamarquês, autor de conhecidos contos infantis e, desde 1967, é o dia em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil.
O CLP e a BE organizaram algumas actividades para comemorar esse dia:
9.15h: Dramatização (pelo 11ºH) de um texto infantil para um público constituído por uma turma da pré-primária.
10h: Uma Contadora de histórias entre nós...
15h: "Encontro com..." Fernando Queirós, autor de E viu a terra inteira de repente.
Desafio: quem deixa aqui os títulos e/ou histórias dos livros (infantis/ juvenis ou lidos nesses tempos de infância) que mais "marcas" desenharam naquilo que são hoje?
A minha resposta: "Marcas" na memória de uma grande sensibilidade e beleza - Rosinha, minha canoa de Mauro de Vasconcelos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Na minha infância houve vários livros que me tocaram, mas talvez um, lido já numa fase de transição para a adolescência, me marcou de uma forma especial: O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. É uma história capaz de sensibilizar até os mais frios corações, contada com uma ternura já difícil de encontrar. Para sempre este livro tem de permanecer na minha estante, fazendo parte integrante do meu mundo literário. Recomendo a todos que não o leram, crianças ou adultos pois tem uma linguagem apelativa para todos.

Ana Isabel 11ºF

Anónimo disse...

Talvez um livro banal, uma história típica de livros para adolescentes: A lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez.
A marca que este livro deixou em mim começa muito antes de o ler. Lembro-me que me foi oferecido pela minha prof. de Português. Li-o nas férias, com os meus 11 ou 12 anos.
Da história, ficou em mim o elo que um sentimento genuíno pode estabelecer entre duas pessoas, para lá da realidade, destruíndo a barreira entre a morte e a vida. Recomendo vivamente!
Marta Carvalho 11ºF

Anónimo disse...

´já não era muito pequeninna quando li este livro, mas fez-me pensar em muita coisa. eu li "Ali e Nino" com cerca de 11 anos, é uma história veridica que decorre durante a segunda guerra mundial numa região dos balcãs. uma história de amor que é interrompida por uma guerra que mata Ali e este deixa á sua Nino, num caderno ja velho retratada toda a sua história de amor e que deveria ser entregue a Nino só após a sua morte. Para além desta história, é o retrato de toda uma sociedade em tempo de guerra, um livro que merece ser lido por todos, mais que uma historia de amor, são as consequências de uma guerra que devastou grande parte do mundo.
Talvez não fosse o livro mais apropriado, mas aprendi muito com ele, e com ele vi muito do que ainda nos rodeia.

Catarina Faria 11ºF

Anónimo disse...

Não houve na minha infância um livro que me tenha marcado em particular. Mas enquanto tentava descobrir alguns títulos desse meu tempo, um me persistia continuamente na memória - O Jardim Secreto de Francis Hodgson Burnett. Foi um livro que li e que adorei. Pelo local onde se passava, pelas personagens e pela riqueza da narrativa em questão. Ao lê-lo conseguimos imaginar locais que eu pensava serem inimagináveis. É de uma beleza extrema e confere-nos bons e calmos momentos.

Cláudia 11ºF

Anónimo disse...

A nosso ver, a leitura deve começar na infância. é desde cedo que se ganham as raízes e o gosto pela leitura.

Luciana, Maria Boas, Ana Lopes,Marta, 11ºF