sexta-feira, 2 de maio de 2008

"Visita de Estudo" por Marta Carvalho

Já há muito anunciado, eis que chegara o derradeiro dia: 24 de Abril de 2008. Bem cedo nos levantámos e bem cedo partimos rumo à cidade dos estudantes: Coimbra. Esperavam-se três dias intensos, de aprendizagem, convívio e muita alegria e boa disposição. E assim foi!
O esforço matinal (levantarmo-nos por volta das 5h30min não é fácil) foi recompensado pela visita a Coimbra. A biblioteca Joanina, a Sé Velha e o Mosteiro de Santa Cruz foram os locais que visitámos e, com toda a certeza, uma bela amostra do que esta cidade tem de melhor. Vagueando pelas calçadas da cidade descobrimos uma cidade com uma beleza ímpar: realmente belíssima! Depois, e já com o pensamento em Lisboa, almoçámos na cantina da Universidade de Coimbra. E, justiça seja feita, os estudantes são muito bem alimentados! Rumo à capital, a alegria reinava no autocarro: alguns mostravam os seus dotes vocais, outros divertiam-se e alegravam os mais tímidos, enquanto outros, já tocados pelo cansaço, aproveitavam para descansar e repor baterias. Já em Lisboa, a Sé Velha de Lisboa e o Castelo de S. Jorge maravilharam todos aqueles que pela primeira vez deslumbravam a sua beleza. Mas Lisboa dá-se a conhecer nas ruas largas e simétricas, nas praças abertas da Baixa Pombalina “construída a régua e esquadro”, onde nos surpreendemos a cada instante com um pedacinho de cultura que vem ao nosso encontro e nos invade por completo. Aqui relembrámos passagens de Os Maias, que nos fizeram recuar até uma Lisboa com “episódios da vida romântica”. Já no segundo dia, e depois de uma boa noite de sono, eis que tivemos a melhor surpresa de toda a visita: o Palácio Nacional de Queluz. Fascinados na visita guiada ao interior do Palácio, descobrimos nos jardins uma excelência ímpar. Depois do almoço, e agora em Sintra, visitámos o Palácio da Vila e deliciamo-nos com as famosas queijadinhas de Sintra. É neste bela vila do Distrito de Lisboa que recordámos episódios de Os Maias, elevando o seu romantismo. À noite, num momento de descontracção, o espectáculo Jesus Cristo Superstar revela-se uma agradável surpresa. As músicas, os efeitos de luz, cor e movimento resultam num bom exemplar do teatro português. No último dia, já com o final à vista, tínhamos que aproveitar os últimos momentos: Museu de Arqueologia, onde tivemos o privilégio de ser guiados pelo professor da Universidade de Lisboa, Luís Araújo, especialista na História do Egipto, a quem aproveito para agradecer a gentileza e a atenção; Palácio de Belém, conhecendo o esplêndido interior e os lindíssimos jardins; e o Museu Berardo, com uma valiosa colecção que nos possibilita diversas e actualizadas leituras da arte contemporânea. Estando nós em Belém, não podíamos deixar de provar e aprovar por unanimidade os pastéis de Belém.
Na hora da despedida, não me canso de agradecer aos quatros professores envolvidos nesta visita – Prof. Fátima Carvalho, Prof. Aida Lemos, Prof. Luís Repas e Prof. Natália Silva –, bem como às três turmas – 10ºF, 11ºF, 12ºE –, tudo de bom que juntos passámos: todos os momentos de alegria, até de tristeza, de aprendizagem e de convívio. Formámos uma bela equipa! Marta Carvalho 11ºF

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá! É só para dizer que passei aqui no blog. (esta foi para a stora Aida) :-D

Vá lá, é claro que há mais a dizer. Martinha, bom texto. Grande e excelente descrição dos bons momentos passados! :)

Maria José Vilas Boas 11ºF

Anónimo disse...

Oi!!
Obigada pelo elogio!!!

Também és daquelas pessoas que escrevem memo bem!! :)

Espero que tenham gostado da visita de (estudo?) e que se tenham
divertido muito.

Sofia 11ºE

Anónimo disse...

bem....o meu comentario chegou... =)

tenho a dizer que a visita foi muito agradavel, estava muito bem organizada e acompanhada...como alunos civilizados que somos, correu tudo bem.
esta visita serviu para nos socializarmos com outros turmas e tambem com os professores.

martinha, o texto esta muito bem escrito e retrata muito bem a nossa visita.
esperamos por outra. =)


tenho tambem a dizer que o blog esta muito bom...

beijinhos

Marisa Silva 11ºF

Anónimo disse...

Este comentário é para quem diz que os rapazes do 11ºF não passam neste Blog, não é Professora Aida? :)

Muito bom o teu texto Martinha... Tudo o que referes foi como se passou e esta visita deu pa reforçar ainda mais os laços de amizade entre todos nós. Até com os professores! :-) Mesmo aqueles que pôe a cabeça em frente aos eléctricos! :-)

Foi tudo muito bom.

Ah!po ano talvez entre para o clube.TALVEZ! :)

Tiago 11ºF

Anónimo disse...

Passo apenas para não dar azas a mais provocações, para que a boa imagem dos rapazes do 11ºF não seja mais nenhuma vez posta em causa. xD.
Quanto ao texto da Marta, tenhu a dizer que está muito bem elaborado e que espelha tudo o que de bom teve a visita...!!!

Diogo 11ºF

Anónimo disse...

Finalmente, alguns dos rapazes do 11ºF deram a cara! Boa!
Obrigada a todos os que enviam mensagens ou fazem comentários - é muito importante que o blogue do CLP seja algo "vivo" e não apenas "para inglês ver" :-)

Mas, (sim, há sempre um mas, meninos....) , por favor, ** n svrev portg. kumu msm**. Pode ser, pode? :-)

Adivinhem quem...

Anónimo disse...

Oi!!! Afinal parece que há mais gente a participar... :'D

Martinha tens aqui um bom texto como todos os outros que escreves...Foram muito bons momentos! :)

O blog está muito bom mesmo!

:)

Bjinhx para todos

Natália Pedrosa 11ºF

Anónimo disse...

Os rapazes do 11ºF não têm medo nunca de dar a cara, apenas não gostam muito de participar em actividades...
"**n svrev portg. kumu msm**. Pode ser, pode? :-)" , que significado têm estas palavras???
"adivinhem quem..." ??? continuamos sem perceber.... xD.

Anónimo disse...

Olá..
Sem dúvida que esta visita superou todas as nossas espectativas. Para além de conhecermos novos espaços, o que é muio importante para a nossa cultura, socializamos todos uns com os outros e principalmente divertimo-nos bastante...

deixo os meus parabéns à autora deste texto sobre a visíta (parabéns Martinha..hehehe.)e a todos que participam neste blogger..continuem..


Lili 11ºF