“A ignorância escraviza-nos”
A sociedade de hoje obriga-nos a ser cada vez mais perspicazes para que possamos responder a todos os seus desafios. Desde a infância até à vida adulta as nossas competências são postas em causa. Na escola, na luta pela entrada na faculdade, na busca por um emprego e até nas trivialidades do dia a dia, há a necessidade de darmos o nosso melhor.
Deste modo, não podemos estar presos ao que já conhecemos, pois existe a necessidade constante de mostrar novos conhecimentos e competências. À medida que aprendemos mais, deparamo-nos com uma nova realidade: nunca somos sabedores de todo o conhecimento e há sempre algo novo a descobrir. Acredito que o mundo pudesse ser diferente se cada Homem procurasse sair do seu casulo e lutasse contra a sua própria ignorância. Na verdade, penso que os grandes problemas da sociedade de hoje reflectem uma mentalidade profundamente obtusa e contra a qual cabe a todos e a cada um combater.
Todo o ser Humano vive numa busca constante pela sua liberdade. Pois bem, eu acredito que esta só é alcançada quando feita lado a lado com uma busca pelo conhecimento. A falta de competências torna-nos dependentes de outros e só vencemos na vida se formos capazes de trazer algo novo: é aprendendo que adquirimos a capacidade de nos desprendermos da imperícia e deixarmos de nos sujeitar ao que os outros pensam para nós. É deste modo que podemos traçar novos rumos e caminhos para a nossa vida, sem sermos escravos da nossa própria ignorância.
Ana Isabel Lopes, 11ºF
2 comentários:
Está um texto fantástico. Apreciei as perspectivas no texto descritas. Continua a expor os teus textos! =)
Ass: Cláudia 11ºF
Bem .. a senhora escreve como gente grande.. sim senhora... é verdade, a ignorância escraviza-nos... Daqui a uns anos ainda vais publicar um livro!!!
Ana Fernandes 11ºA
Enviar um comentário