Nos dias 24, 25 e 26 de Abril três turmas, o 10ºF, 11ºF e o 12ºE, do curso de ciências sociais e humanas, participaram numa visita de estudo muito interessante. Alguns membros do clube e também membros do 11ºF participaram, assim como a coordenadora do CLP, a professora Aida Lemos.
Visitámos diversos locais, a maioria no âmbito da disciplina de história, mas realizámos também parte do percurso de Os Maias.
Em Coimbra, visitámos a Biblioteca Joanina, assim como outros espaços na Universidade de Coimbra; admirámos exteriormente a Sé Velha e visitámos o belíssimo Mosteiro de Santa Cruz onde se encontram sepultados D. Afonso Henriques e D. Sancho I.
Já em Lisboa, os locais visitados surpreendiam-nos a todos os instantes: a opulência da Sé Velha de Lisboa, o grandioso Castelo de S. Jorge (do qual se tem uma vista sobre Lisboa como não há igual!), o Chiado, relembrando descrições de Os Maias, tornando esta rua ainda mais mágica onde Fernando Pessoa e o poeta Chiado decidiram ficar eternizados, a baixa Lisboeta, o Terreiro do Paço, com um lindo pôr-do-sol, tornaram-se no mais magnífico quadro da “Lisboa, menina e moça”.
Outro local de encantar e com a capacidade de nos levar até ao mais lindo conto de fadas foi o palácio de Queluz. Por outro lado, Sintra é um local de estranha beleza; o Castelo da Vila, tendo como tão grandioso fundo a Serra e o mar, parece esconder histórias de princesas e príncipes que nos fazem sonhar, por aqui podemos imaginar o Gruges a esquecer-se das queijadas para a sua mãe, de Carlos rendido aos seus amores a procurando Maria Eduarda.
Regressando a Lisboa, não perdemos a oportunidade de visitar o Palácio de Belém e os seus jardins onde muito provavelmente o nosso Presidente da República passeia em dias de sol, de ir espreitar as múmias egípcias ao museu de arqueologia (onde tivemos o privilégio casual de ter como guia um professor especialista na História do Egipto, da Universidade de Lisboa, Luís Araújo) e de ir admirar a enormíssima e valiosa colecção Berardo na qual se encontram expostos trabalhos muito interessantes. E, como não podia deixar de ser, ainda encontrámos tempo, nestes três fantásticos dias, para ir comer um quentinho pastel de Belém e de, à noite, assistir ao espectáculo "Jesus Cristo, Superstar" de Filipe La Féria.
Não podemos deixar de agradecer aos professores que nos acompanharam, professores Luís e Natália, à Professora Aida, que organizou o nosso percurso queirosiano, e à professora Fátima por ter organizado esta magnífica visita de estudo, inesquecível para todos nós. Muito obrigada.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário