quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Clube da Língua Portuguesa e o Blogue

O Blogue do CLP tem andado 'parado'. O mesmo não acontece com o Clube. As Actividades direccionadas para a língua, a literatura e a cultura portuguesas, promovidas e organizadas pelo CLP, têm tido lugar. Assim, continuamos com o programa, na Rádio Barcelos (91.9), "O Som das Palavras", Oficinas de Leitura, Encontros com escritores, comemoração de efemérides, Oficina de escrita...

Desde 2007 que o CLP tem envolvido muitos alunos da Escola Secundária/3 em Actividades que pretendem chamar a atenção para a importância do domínio e conhecimento da língua materna, favorecer a criação de hábitos de leitura e de discussão de ideias, estimular o gosto pela leitura e pela escrita, tentando contribuir para a melhoria do domínio da língua portuguesa dos alunos.

Muitos desses alunos encontram-se agora no Ensino Superior ou no mundo do trabalho. Gostaria de saber até que ponto as Actividades do CLP influenciaram a sua formação e as suas escolhas, em que medida constribuiram para o conhecimento da língua e da literatura portuguesas ou de que modo os ajudaram a desenvolver as competências de leitura e de escrita.
Espero, pois, os comentários.
PS: Deixem a vossa identificação :-)

14 comentários:

Martabcl disse...

Ola, ola! Bem, que saudades de escrever aqui... E sabe tão bem!

Vá, parece que sou a primeira a comentar, aqui, o papel do CLP na vida dos "veteranos (quase de guerra)" do Clube.
Começo por me referir à minha vida escolar, nos três anos de ensino secundário. O CLP fez de mim uma aluna diferente: mais motivada, mais empenhada, mais responsável e mais activa. É bom que os alunos se envolvam nas dinâmicas de clubes, concursos…. É óptimo, aliás, incutir-lhes o gosto por uma actividade, o empenho de um objectivo comum. Depois, na faculdade, toda a gente se queixa de que falta a componente prática, é só teoria, teoria. Por isso, aproveitem os clubes, todas as actividades que o secundário possibilita. Aproveitem, até à última gota, tudo aquilo que podem beber dessas experiências.
O CLP fez-me gostar do meu, do nosso Português. A nossa língua é tão rica, tão complexa e tão estimulante…mas tão maltratada. Como diz o slogan publicitário “se eu não gostar de mim, quem gostará?”. Então, se nós não cuidarmos da nossa língua, quem vai cuidar? Vá, já não vamos falar aqui das poucas horas semanais dedicadas à disciplina de Português….

Ainda mais, o CLP fez-me encontrar um caminho. A minha orientação profissional, a escolha de uma área de estudo. Deu-me o gosto pela escrita, pela leitura, pelas letras…
Se hoje leio, se hoje escrevo (bem ou mal, mas escrevo, e muito), foi graças ao CLP e à Prof. Aida.
Se algum dia, quem sabe, conseguir algum reconhecimento pela forma como “manuseio” as palavras, direi, sem hesitar, que sou um fruto do CLP…. E o CLP é uma árvore que, já crescida, vai dar muitos frutos, não tarda!

Anónimo disse...

Olá, boa noite!

Bem, escrever um comentário que possa descrever o que aprendi e vivi é, no mínimo, muito difícil. Descrever todos os momentos é até impossível.
Mas não posso deixar de dizer que algumas das minhas maiores paixões nasceram e cresceram no CLP: o gosto pela literatura e pela rádio. O gosto pelos livros já vinha desde a infância. Contudo, aprender a saber o que será melhor para ler, aprendi-o em todas as actividades do clube, em cada emissão de rádio (as coisas que aprendi aí!) e em cada crítica que me fizeram.
Hoje, quando ouço comentários menos simpáticos ao ensino lembro-me de imediato do CLP. Nunca, mas nunca teria tido uma formação tão rica e preenchida se não tivesse existido CLP.
É verdade que o blog tem andado 'apagado', mas eu sabia que dificilmente se poderia haver apagado definitivamente. Seria uma pobreza. Muita força no futuro. O meu passado no CLP não é (ainda) longínquo, mas quando o for, o que aprendi continuará perto. Há coisas que não se esquecem. Obrigada CLP.

Ana Lopes

Anónimo disse...

Olá!!! Não vai ser este o meu comentário, mas está em processo. :) vim apenas dizer que ainda ontem estive a gravar o endereço do blog do clube no meu histórico (o meu computador sofreu uma formatação). há coincidências engraçadas. :D

Beijinhos

Catarina Amélia (porque a professora gosta :P)

Vítor disse...

Bem , depois de vários anos no ensino secundário, sempre a fugir a tudo o que era actividades não obrigatórias, foi preciso chegar ao 12º ano para ser convencido a integrar essas actividades xD
Assim, posso dizer que acho que a participação no CLP teve bastante influência na minha etapa final do secundário, inclusive no que toca às escolhas a fazer no ensino superior, uma vez que a participação no programa "O Som das Palavras", (juntamente com o projecto de turma da "Rádio Grafonola" ;) ) terão ajudado a descobrir novos gostos e influenciado a minha escolha rumo às Ciências da Comunicação (mesmo tendo passado 3 anos em ciências e tecnologia, a sobreviver a matemáticas e químicas ), ajudando sem dúvida esta alminha a decidir um rumo (aparentemente acertado :P ) para a sua vida... :D

Vítor dos Santos

Anónimo disse...

Olá :)
Bem, estes comemtários já resumem tudo aquilo que é o CLP. Sem dúvida uma pequena experiência de vida muito enriquecedora da qual eu sinto imensas saudades.
Na vida Académica já não há este tipo de actividades, que promovem o bom uso do português. Agora, temos que saber utiliza-lo e aplica-lo na nossa área de estudos, pois, independentemente da área que escolhemos profissionalmente, a Língua Portuguesa faz parte da nossa identidade.
A mensagem que posso deixar é que participem, colaborem, aprendam, aproveitem todas as oportunidades que o CLP vos proporciona! Orgulhem-se de falar português!!

Beijinho, Marta Monteiro

Anónimo disse...

Olá!!!!!
(O Comentário está pronto, cá vai.)

Os “tempos do Clube” já deixam muitas saudades… :)
Quando a proposta para se formar o clube surgiu e decidi participar logo desde o início, eu não tinha a exacta noção do que era, mas essa também era, e foi uma das mais importantes funções do Clube, ENSINAR, aprender e saber o que fazer, como fazer, a ter criatividade e iniciativa. O Clube ensinou-me muitas coisas, parte delas em nada se relacionam com as letras e as palavras. Com o nosso CLP (porque ainda o considero um bocadinho meu, o CLP é um património em evolução) aprendi muito sobre “escrever melhor”, com todas as tarefas que íamos fazendo ligadas à escrita, à leitura, a escritores e poetas; o CLP foi um conjunto de oportunidades que enquanto membro tive a sorte de ter.
Por outro lado, no CLP aprendi muito sobre a construção de amizades, vínculos a pessoas que perduraram, carinho por muitas delas; aprendi muito sobre cooperação, organização, trabalho de equipa e até solidariedade para com os colegas. Para quem não participou, é difícil entender a quantidade de coisas que se pode aprender, desde a mais pequena vírgula, até ao chá com bolinhos. 
Eu optei por uma área no ensino superior que não se identifica logo com Letras, mas sem elas nada podia fazer. Tudo o que aprendi tem me ajudado muito, na aprendizagem para o futuro (ainda que incerto) que escolhi, na necessidade de organização e cooperação entre colegas, nas amizades que ainda mantenho e nas novas que fiz. Por várias vezes já relatei experiências que o Clube me proporcionou a vários amigos (dos mais recentes) e alguns lamentaram não terem tido oportunidades assim. Em outros colegas de curso, vejo com tristeza, que espírito de grupo é algo que lhes falta, por isso agradeço todas as actividades em que participei e que de certo modo o fizeram crescer em mim, embora, na altura, eu não me tenha apercebido de tal.
Penso que o Clube me fez alguém melhor, lamento que muitos não tenham tais oportunidades e agradeço muito a quem nos proporcionou tudo isto desde o primeiro segundo e que de vez em quando (mesmo muito de vez em quando :P) me vai fazendo falta, a Professora Aida (que agora também é Doutora xD).
Aos actuais membros, força e bom trabalho, vale muito a pena ser parte activa deste clube. Aos antigos, obrigada por tudo e tenho saudades vossas. Aos que lerem este já longo comentário e todo o blog, obrigada por não esquecerem e nos visitarem.

Saudações académicas com um grande beijinho
Catarina Amélia

PS: Quanto aos possíveis erros, as minhas orelhas já estão prontas Professora. :)

Pedro Monteiro disse...

Olá!

Bem, como já foi dito anteriormente nos comentários de outros utilizadores, o CLP ajuda a fortalecer o espírtio cooperativo e crítico dos seus membros. Penso que, durante os quase três anos de Secundário que percorri, o CLP, e as actividades organizadas por este, me ajudaram a crescer, tanto ao nível profissional, como pessoal e considero que isso será fundamental para o meu futuro. Apesar de estar na área das ciências, acho que é muito importante o domínio e conhecimento da língua portuguesa, para qualquer falante de português.

Joana Silva disse...

Boa noite :D

Apesar de ainda estar a conhecer o CLP (sim, em três anos, só agora é que contactei com o CLP, é vergonhoso, confesso -.-) já realizei diversas actividades, a mais recente, tirando a Oficina de Leitura (outra actividade bastante enriquecedora), foi a participação no "Som das Palavras", uma experiência que adorei :D
Também já reparei que este meu ano, graças ao CLP e à Prof. Aida também, tem sido bastante dinâmico no que toca à Língua Portuguesa e experiências que até então não faziam parte da minha rotina - como a Rádio Grafonola :). Contudo, tudo isto não tem sido nada aborrecido, antes pelo contrário tem sido muito divertido e muito gratificante para mim. Estou contente por fazer e ser parte deste maravilhoso clube :D

Joana Silva

Anónimo disse...

Olá!!!

Os “tempos do Clube” já deixam muitas saudades… :)
Quando a proposta para se formar o clube surgiu e decidi participar logo desde o início, eu não tinha a exacta noção do que era, mas essa também era, e foi uma das mais importantes funções do Clube, ENSINAR, aprender e saber o que fazer, como fazer, a ter criatividade e iniciativa. O Clube ensinou-me muitas coisas, parte delas em nada se relacionam com as letras e as palavras. Com o nosso CLP (porque ainda o considero um bocadinho meu, o CLP é um património em evolução) aprendi muito sobre “escrever melhor”, com todas as tarefas que íamos fazendo ligadas à escrita, à leitura, a escritores e poetas; o CLP foi um conjunto de oportunidades que enquanto membro tive a sorte de ter.
Por outro lado, no CLP aprendi muito sobre a construção de amizades, vínculos a pessoas que perduraram, carinho por muitas delas; aprendi muito sobre cooperação, organização, trabalho de equipa e até solidariedade para com os colegas. Para quem não participou, é difícil entender a quantidade de coisas que se pode aprender, desde a mais pequena vírgula, até ao chá com bolinhos. 
Eu optei por uma área no ensino superior que não se identifica logo com Letras, mas sem elas nada podia fazer. Tudo o que aprendi tem me ajudado muito, na aprendizagem para o futuro (ainda que incerto) que escolhi, na necessidade de organização e cooperação entre colegas, nas amizades que ainda mantenho e nas novas que fiz. Por várias vezes já relatei experiências que o Clube me proporcionou a vários amigos (dos mais recentes) e alguns lamentaram não terem tido oportunidades assim. Em outros colegas de curso, vejo com tristeza, que espírito de grupo é algo que lhes falta, por isso agradeço todas as actividades em que participei e que de certo modo o fizeram crescer em mim, embora, na altura, eu não me tenha apercebido de tal.
Penso que o Clube me fez alguém melhor, lamento que muitos não tenham tais oportunidades e agradeço muito a quem nos proporcionou tudo isto desde o primeiro segundo e que de vez em quando (mesmo muito de vez em quando :P) me vai fazendo falta, a Professora Aida (que agora também é Doutora xD).
Aos actuais membros, força e bom trabalho, vale muito a pena ser parte activa deste clube. Aos antigos, obrigada por tudo e tenho saudades vossas. Aos que lerem este já longo comentário e todo o blog, obrigada por não esquecerem e nos visitarem.

Saudações académicas com um grande beijinho
Catarina Amélia

PS: Quanto aos possíveis erros, as minhas orelhas já estão prontas Professora. :)

NezZiiitah disse...

Olá!
Não queria de todo repetir o que já foi dito mas torna-se difícil falar do CLP sem falar do quão importante foi, para mim, no enriquecimento do gosto, não só pela leitura, como também pela escrita e, principalmente, pelo nosso português. Sempre com o intuito de promover e estimular o gosto pelo melhor que a nossa língua tem, o CLP, com todas as suas actividades e iniciativas, mostrou a todos que a Língua Portuguesa pode ser mais do que uma disciplina. O secundário não seria a mesma coisa sem as actividades do clube! Lembro com muita saudade a rádio Grafonola, “O Som das Palavras” na rádio Barcelos, os encontros com escritores, o recital, os saraus… enfim! Actividades que proporcionaram o encontro directo com as palavras mas também incentivaram o desenvolvimento de competências transversais como o trabalho de grupo, fundamental na nossa formação, quer para ingressar no Ensino Superior, quer no mercado de trabalho. Adorei fazer parte deste clube! “Há uma língua que nos une!”
beijinho

Inês Campos

Sofia Raquel Carvalho disse...

Olá!
O CLP permitiu-me melhorar muitos aspectos. Tornou-me mais activa, dinâmica, e permitiu melhorar a minha forma de escrever e de falar. Recordo todas as actividades que foram desenvolvidas (e tantas que foram!)... o chá de livros, o sarau cultural, o Som das Palavras (que tenho de voltar a ouvir), os concursos de línguas. O Clube é sinónimo de esforço e dedicação, mas também de divertimento, conhecimento, interajuda.
Apesar de não ter seguido uma área directamente relacionada coma as letras, a língua portuguesa está sempre lá e a forma como a domino devo-a em grande parte à professora Aida e ao Clube.
Espero que o CLP continue a crescer, que continue por muitos anos e que os seus membros saibam valorizá-lo e aproveitá-lo enquanto fazem parte dele, pois é uma experiência que só vos traz benefícios.

Um beijinho (tenho de fazer uma visitinha :)

Liliana disse...

olá a todos!
senhoras, senhores, meninas e meninos(hehe),o que aqui postarei será aquilo que de mais verdadeiro sinto relativamente ao Clube da LÍngua Portuguesa, do qual fui membro.
Infelizmente não fui um dos menbros fundadores deste clube. infelizmente sim, pois hoje o meu orgulho seria ainda maior no que diz respeito ao contributo que ele foi e é para a promoção da Língua Portuguesa e tudo o que a rodeia.
Eu era simplesmente mais uma aluna que não dava o valor merecido a este tipo de grupos, não percebia a importância que o CLP pudesse ocupar no meu percurso académico. Pois bem, hoje acho fundamental o meu testemunho neste blogue, porque tenho plena consciencia que a maioria dos alunos tem para si que fazer parte de algo do género apenas implica trabalho, tal como eu pensava! Desengane-se quem assim pensa porque hoje, frequentando o 2º ano de ensino superior, percebo que as aulas, ainda que bem aproveitadas, nunca serão suficientes para uma preparaçao que é necessaria logo no 1º ano de Universidade. É necessária toda uma vertente prática que implique coragem, disposiçao,trabalho,capacidade de organização,sentido de responsabilidade... e tudo isto é exercitado nas actividades levadas a cabo pelo Clube da Língua Portuguesa da vossa escola,a qual também já foi minha. É verdade quando colegas meus referem que existem pessoas, com as quais se comvive diariamente, que lamentam nao terem tido a opurtunidade de usufruirem dos benefícios de um clube como o nosso - tmbém me tenho deparado com lamentações semelhantes.
eu ainda fui a tempo de me integrar e tirar todos os proveitos do clube e das pessoas que o lideram. a todos que actualmente dele fazem parte os meus parabéns pela iniciativa. Àqueles que ainda olham com desconfiança e estão a ler isto aconselho que repensem e acreditem que só mais tarde vão dar ainda mais valor e perceber o verdadeiro contributo do CLP.
devemos ter experiência de tudo um pouco!

Liliana Faria

Jéssica disse...

Olá colegas!

Pertencendo eu ao CLP desde o ano passado, não poderia deixar de comentar este post. Orgulho-lhe de pertencer e participar nas actividades realizadas pelo CLP pois, são uma mais-valia para todos nós!
Este clube exige muito trabalho, muita dedicação mas, acima de tudo muito orgulho na nossa língua materna!
Pretendo continuar a participar nas actividades programadas que vão avante. Sendo este o meu último ano, quero usufruir ao máximo de um bem e tão bom bem que nos é dado.
O CLP é um clube diferente onde todos trabalhamos em prol da língua portuguesa! Espero e quero que continue a crescer tal como está acontecer.

Parabéns a todos os elementos, ex-elementos e professora Aida!

Jéssica 12ºC

Helena Soares disse...

Bem... apesar de so ter começado a participar em actividadesdo CLP no final do meu secundário, foi muito gratificante para mim ter contribuido com a minha presença em algumas actividades, pois apesar de me ter enriquecido culturalmente também fez com que eu me divertisse, e ocupasse melhor os meus tempos livres, pois a "Rádio Grafonola" fez com que eu conhecesse muitas coisas que eu desconhecia relativamente aos "Anos 80".
Posso também dizer que o CLP me fez conhecer autores desconhecidos e fez com que eu me interessasse mais pela literatura do que me interessava anteriormente, pelo que so tenho a agradecer ao CLP por tudo que me proporcionou e lamento por não ter começado mais cedo a participar nas vossas actividades.

Helena Soares