Cerca de 70 por cento das mulheres em todo o Mundo já foram física ou sexualmente agredidas por homens ao longo da sua vida. De acordo com o retrato feito pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, a maioria das agressões é levada a cabo pelos próprios maridos, parceiros ou alguém muito próximo da vítima.
Em Portugal, a situação não é muito diferente conforme os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
Esta quarta-feira, assinala-se o Dia Internacional pela Erradicação da Violência Contra as Mulheres como forma de recordar o assassinato das três irmãs Mirabal, na República Dominicana.
Decorria o ano de 1960, quando a 25 de Novembro as três irmãs foram assassinadas a mando do regime ditatorial de Rafael Trujillo. As suas mortes provocaram um movimento de insurreição do povo, que terminou com a morte do ditador.
Em 1981, a data foi escolhida pelas activistas femininas sul-americanas como marco na luta contra a violência contra as mulheres. Mais tarde, em 1999, as Nações Unidas decretaram o dia 25 de Novembro como o Dia Internacional pela Erradicação da Violência Contra as Mulheres.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário