Já há muito anunciado, eis que chegara o derradeiro dia: 24 de Abril de 2008. Bem cedo nos levantámos e bem cedo partimos rumo à cidade dos estudantes: Coimbra. Esperavam-se três dias intensos, de aprendizagem, convívio e muita alegria e boa disposição. E assim foi!
O esforço matinal (levantarmo-nos por volta das 5h30min não é fácil) foi recompensado pela visita a Coimbra. A biblioteca Joanina, a Sé Velha e o Mosteiro de Santa Cruz foram os locais que visitámos e, com toda a certeza, uma bela amostra do que esta cidade tem de melhor. Vagueando pelas calçadas da cidade descobrimos uma cidade com uma beleza ímpar: realmente belíssima! Depois, e já com o pensamento em Lisboa, almoçámos na cantina da Universidade de Coimbra. E, justiça seja feita, os estudantes são muito bem alimentados!
Rumo à capital, a alegria reinava no autocarro: alguns mostravam os seus dotes vocais, outros divertiam-se e alegravam os mais tímidos, enquanto outros, já tocados pelo cansaço, aproveitavam para descansar e repor baterias.
Já em Lisboa, a Sé Velha de Lisboa e o Castelo de S. Jorge maravilharam todos aqueles que pela primeira vez deslumbravam a sua beleza. Mas Lisboa dá-se a conhecer nas ruas largas e simétricas, nas praças abertas da Baixa Pombalina “construída a régua e esquadro”, onde nos surpreendemos a cada instante com um pedacinho de cultura que vem ao nosso encontro e nos invade por completo. Aqui relembrámos passagens de Os Maias, que nos fizeram recuar até uma Lisboa com “episódios da vida romântica”.
Já no segundo dia, e depois de uma boa noite de sono, eis que tivemos a melhor surpresa de toda a visita: o Palácio Nacional de Queluz. Fascinados na visita guiada ao interior do Palácio, descobrimos nos jardins uma excelência ímpar.
Depois do almoço, e agora em Sintra, visitámos o Palácio da Vila e deliciamo-nos com as famosas queijadinhas de Sintra. É neste bela vila do Distrito de Lisboa que recordámos episódios de Os Maias, elevando o seu romantismo.
À noite, num momento de descontracção, o espectáculo Jesus Cristo Superstar revela-se uma agradável surpresa. As músicas, os efeitos de luz, cor e movimento resultam num bom exemplar do teatro português.
No último dia, já com o final à vista, tínhamos que aproveitar os últimos momentos: Museu de Arqueologia, onde tivemos o privilégio de ser guiados pelo professor da Universidade de Lisboa, Luís Araújo, especialista na História do Egipto, a quem aproveito para agradecer a gentileza e a atenção; Palácio de Belém, conhecendo o esplêndido interior e os lindíssimos jardins; e o Museu Berardo, com uma valiosa colecção que nos possibilita diversas e actualizadas leituras da arte contemporânea. Estando nós em Belém, não podíamos deixar de provar e aprovar por unanimidade os pastéis de Belém.
Na hora da despedida, não me canso de agradecer aos quatros professores envolvidos nesta visita – Prof. Fátima Carvalho, Prof. Aida Lemos, Prof. Luís Repas e Prof. Natália Silva –, bem como às três turmas – 10ºF, 11ºF, 12ºE –, tudo de bom que juntos passámos: todos os momentos de alegria, até de tristeza, de aprendizagem e de convívio. Formámos uma bela equipa!
Marta Carvalho 11ºF
9 comentários:
Olá! É só para dizer que passei aqui no blog. (esta foi para a stora Aida) :-D
Vá lá, é claro que há mais a dizer. Martinha, bom texto. Grande e excelente descrição dos bons momentos passados! :)
Maria José Vilas Boas 11ºF
Oi!!
Obigada pelo elogio!!!
Também és daquelas pessoas que escrevem memo bem!! :)
Espero que tenham gostado da visita de (estudo?) e que se tenham
divertido muito.
Sofia 11ºE
bem....o meu comentario chegou... =)
tenho a dizer que a visita foi muito agradavel, estava muito bem organizada e acompanhada...como alunos civilizados que somos, correu tudo bem.
esta visita serviu para nos socializarmos com outros turmas e tambem com os professores.
martinha, o texto esta muito bem escrito e retrata muito bem a nossa visita.
esperamos por outra. =)
tenho tambem a dizer que o blog esta muito bom...
beijinhos
Marisa Silva 11ºF
Este comentário é para quem diz que os rapazes do 11ºF não passam neste Blog, não é Professora Aida? :)
Muito bom o teu texto Martinha... Tudo o que referes foi como se passou e esta visita deu pa reforçar ainda mais os laços de amizade entre todos nós. Até com os professores! :-) Mesmo aqueles que pôe a cabeça em frente aos eléctricos! :-)
Foi tudo muito bom.
Ah!po ano talvez entre para o clube.TALVEZ! :)
Tiago 11ºF
Passo apenas para não dar azas a mais provocações, para que a boa imagem dos rapazes do 11ºF não seja mais nenhuma vez posta em causa. xD.
Quanto ao texto da Marta, tenhu a dizer que está muito bem elaborado e que espelha tudo o que de bom teve a visita...!!!
Diogo 11ºF
Finalmente, alguns dos rapazes do 11ºF deram a cara! Boa!
Obrigada a todos os que enviam mensagens ou fazem comentários - é muito importante que o blogue do CLP seja algo "vivo" e não apenas "para inglês ver" :-)
Mas, (sim, há sempre um mas, meninos....) , por favor, ** n svrev portg. kumu msm**. Pode ser, pode? :-)
Adivinhem quem...
Oi!!! Afinal parece que há mais gente a participar... :'D
Martinha tens aqui um bom texto como todos os outros que escreves...Foram muito bons momentos! :)
O blog está muito bom mesmo!
:)
Bjinhx para todos
Natália Pedrosa 11ºF
Os rapazes do 11ºF não têm medo nunca de dar a cara, apenas não gostam muito de participar em actividades...
"**n svrev portg. kumu msm**. Pode ser, pode? :-)" , que significado têm estas palavras???
"adivinhem quem..." ??? continuamos sem perceber.... xD.
Olá..
Sem dúvida que esta visita superou todas as nossas espectativas. Para além de conhecermos novos espaços, o que é muio importante para a nossa cultura, socializamos todos uns com os outros e principalmente divertimo-nos bastante...
deixo os meus parabéns à autora deste texto sobre a visíta (parabéns Martinha..hehehe.)e a todos que participam neste blogger..continuem..
Lili 11ºF
Enviar um comentário